Pregador

Silas Lima Malafaia (Rio de Janeiro, 20 de agosto de 1958) é um pastor da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo e televangelista brasileiro, graduado como psicólogo.

Silas Malafaia é presidente da Editora Central Gospel. É também vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb), entidade que agrega cerca de 8.500 pastores de quase todas as denominações evangélicas brasileiras.

Biografia

Conferencista convidado em várias igrejas, também organiza eventos como o Congresso Pentecostal Fogo para o Brasil. Pastor Silas também é o vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb), entidade que abriga pastores de diversas denominações evangélicas do Brasil e foi membro da Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus — CGADB.

Presidente da Assembléia de Deus Vitória em Cristo, igreja que atualmente conta com cerca de 12.000 membros, o pastor Silas Malafaia é um conferencista conhecido entre evangélicos e entre não evangélicos no Brasil. É também organizador de eventos de repercussão nacional, como o Congresso Pentecostal Brasileiro Fogo para o Brasil, realizado anualmente.

Polêmicas

Silas Malafaia é conhecido por suas manifestações através de textos e vídeos em que defende um cristianismo "ortodoxo" e se posiciona firmemente contra questões que estão na agenda da sociedade, como o aborto, a garantia dos direitos civis dos homossexuais.[2]

Em junho de 2008, liderou uma manifestação diante do Congresso Nacional, contra o Projeto de Lei 122/2006. Ele afirma que o projeto não protege os direitos dos homossexuais, mas sim lhes dá privilégios,tentando mostrar que não é homofóbico,apenas é contra uma classe social que quer ter mais direitos do que a sociedade.[3]

Para Malafaia, tal projeto de lei "é uma afronta à Constituição e à família", posto que a Constituição Brasileira de 1988 deixa claro que a família é aquela formada por um homem e uma mulher.

Televangelismo

Coordena e apresenta o Vitória em Cristo, que anteriormente era chamado Impacto. Este programa está há mais de 28 anos ininterruptos na televisão, sendo transmitido por várias emissoras em rede nacional. Nos Estados Unidos, é transmitido pela CTNI, e na Europa e África, pela TV ManáSat 1