Cristina Mel

Maria Cristina Mel de Almeida Costa (Rio de Janeiro,10 de março de 1968), mais conhecida como Cristina Mel, é uma cantora de música gospel brasileira indicada ao Grammy Latino. Iniciou sua carreira em 1990 e tem mais de 6 milhões de cópias vendidas no Brasil, América Latina e Europa.

Biografia

Filha primogênita de Elmiro Nunes de Almeida e Marli Asmar de Almeida, Cristina Mel é um nasceu sob circunstâncias complicadas. Ainda aos 8 meses de gestação, sua mãe foi submetida a um parto de emergência, em virtude de descolamento total da placenta e os médicos acreditavam que a criança já estava morta. Mas o parto terminou com sucesso, com o nascimento às 20h25 do dia 10 de março de 1968, no Hospital Alexander Fleming, no bairro Marechal Hermes, no Rio de Janeiro (RJ).

Maria Cristina seguiu diferentes caminhos até se transformar na artista conhecida como Cristina Mel, hoje consagrada cantora e missionária. Cursou inglês e espanhol, obteve diplomas de proficiência em inglês pelas universidades de Cambridge (Inglaterra) e Michigan (EUA), formou-se em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se tornou professora.

Aos 16 anos, numa fase de tristeza pelo divórcio dos pais, foi convidada por uma amiga evangélica a assistir, numa igreja carioca, a um grupo de adoradores americanos, The Continental Singers and Orchestra, sob o pretexto de praticar inglês. Ali Cristina começou a dedicar sua vida ao cristianismo. Surgia, então, Cristina Mel.

Hoje, com seus 20 anos de carreira, consagrou-se como uma das vozes mais belas e poderosas da música, gospel e secular, nacional e internacional, vendendo mais de 6 milhões de cópias, com disco de ouro em todos os CDs gravados, sem contar com as premiações alcançadas com disco de platina simples e disco de platina duplo. Sua carreira musical tem alcançado tanto o mercado gospel em língua portuguesa (no Brasil e no estrangeiro), quanto o mercado latino hispânico. Cristina Mel tem produzido também, com foco todo especial, álbuns dedicados exclusivamente ao público infantil.

Mudança de vida

Cristina Mel devotou-se ao cristianismo aos 16 anos, numa apresentação do grupo musical cristão estadunidense The Continental Singers and Orchestra, quando decidiu que iria tornar-se evangélica.

A carreira de cantora começou a se desenhar como solista do coral da Igreja Batista de Tauá, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, sob a direção do Pastor Josué Valandro. Em 1990, Cristina Mel foi convidada por Isaias Costa, vocalista e diretor da Banda Shaddai (com quem viria casar-se em 2005), para fazer backing vocal no lançamento de seu primeiro LP. Acreditando no potencial de sua descoberta, Isaias levou uma fita cassete de Cristina Mel até Elias e Rosely de Carvalho, diretores da gravadora paulista Bompastor, na época a líder de mercado do segmento gospel. Imediatamente o casal reconheceu o talento de Cristina e dois dias depois ela assinava contrato. Lançava, então, seu primeiro CD, denominado "Tá Decidido". Era o início de sua carreira.

Início da carreira

A primeira apresentação da cantora ocorreu em Belém (Pará) em 1991. Nesse mesmo ano, em início de carreira, Cristina Mel representou a música cristã brasileira na cruzada de Billy Graham, na Argentina.

Em 1992 lançou um de seus mais famosos discos, Pra Sempre. A canção "Pra Sempre em Meu Coração" é uma dedicatória de Cristina para o seu filho que um dia viria a nascer.

Na sequência, lançou em 1993 Mil Horizontes, álbum que acabou esquecido devido ao grande sucesso do álbum anterior. Mas a consagração ainda estava por vir. Em 1994 Cristina é presenteada com a canção "A Mão do Mestre", faixa de trabalho do seu quarto álbum, Refúgio de Amor, e um de seus maiores sucessos. A canção ficou conhecida em todo o país na voz de Cristina, tanto pela letra e também, pela voz de Cristina Mel onde ela emite notas muito agudas[carece de fontes].

Em 1995, "Santo Deus / Usa-me" estoura nas paradas. A versão de Sandi Patty na voz da Mel, e deixa a marca de que ela veio pra ficar.

No ano de 1996 é reconhecida internacionalmente: apresentou-se nos Estados Unidos um jornal abordando assuntos como o HIV. No mesmo ano lança Gratidão, seu último trabalho pela Bompastor. Assinando assim com a MK Music, antiga MK Publicitá, lançando Dê Carinho e uma edição especial em espanhol do mesmo álbum. Gravou também no Imperator um show ao vivo.

Em 1997 Cristina tem problemas com sua gravadora e anuncia sua saída, o qual gerou um processo perdurando por dez anos. Ainda pela gravadora MK lança Presente de Deus, um de seus maiores clássicos. Mesmo sem divulgação o álbum vendeu mais de 150 mil cópias.

Em 1998 vai para a Line Records e atinge o auge de sua carreira com "Um Toque de Amor" vencendo milhares de prêmios importantes no mundo da música, onde também tem uns de seus maiores sucessos como "Me Levantou Jesus" e "Depende de Você", entre outros. Esse álbum é um de seus mais vendidos, atingindo marcas de 500 mil cópias em seu ano de lançamento e 700 mil cópias até hoje.

No ano de 1999 Cristina Mel lança um de seus maiores sucessos, Tem Coisas que A Gente Não Esquece, pelo qual recebeu Disco de Ouro pelas mais de cem mil cópias vendidas e mais uma vez foi muito elogiada pela sua grande voz, onde na canção atinge a nota C7, muito difícil de se emitir.

Ainda em 1999 Mel lança também seu primeiro álbum infantil, Amiguinhos do Coração. Cristina sai da gravadora Line Records no ano de 2001.

Extensão vocal

Cristina Mel é classificada como [Soprano Ultra Leggero ] uma soprano rarísima. Apesar de ter uma voz tão aguda, alcança graves com grande facilidade (canta D3. Com essa voz doce, aveludada e incrivelmente aguda, Cristina Mel é considerada a maior voz gospel da geração atual, e, também, uma das maiores vozes do mundo, uma das mais agudas entre as cantoras tanto gospel, quanto seculares. Alguns apontam semelhança entre a sua voz e a da também cantora gospel Ana Paula Valadão Bessa.

Sua extensão vocal vai do extremo agudo de E6 ao extremo grave de C3.

    Notas mais altas:

    E6, na música "Filho Pródigo"
    Bb5, na música "Foi Pra Me Salvar"
    D6 , na canção "Rei do Meu Viver"

    Notas mais graves:

    D3, na música Filho Pródigo .
    E3 (frequencia = 156 hertz), na musica "Ele", do CD "Eternamente"

    Notas mais longas:

    07 segundos, na canção "Voando Como a Águia", do álbum "Um Novo Tempo"
    09 segundos, na música "Alcançar Teu Coração", em estúdio, em 2006
    11 segundos, na música "Um Novo Tempo", em estúdio, em 2006
    11 segundos, na canção "Mestre", do álbum "As Canções da Minha Vida", ao vivo, em 2005
    12 segundos, na canção "Paulo e Silas", em estúdio
    14 segundos, na canção "A Mão do Mestre", do álbum "As Canções da Minha Vida", ao vivo, em 2005
    19 segundos, na música "A Mão do Mestre", do VHS "Dê carinho", ao vivo, em 1997 [1]

Extensão : D3-E6 (4 oitavas) soprano ultra leggero